Após anunciar o início de um projeto de construção e a contratação de trabalhadores, Isaac começou a comprar oficialmente todos os terrenos do Distrito de Ceta. Cordnell se opôs à ideia. Ele literalmente espumou de raiva. Mesmo que a compra de terras na Nova Cidade Portuária custasse literalmente ‘centavos’, os gastos com todo o resto eram muito altos. Ele simplesmente não via sentido em acrescentar mais coisas às despesas. No entanto, seus esforços para economizar dinheiro foram em vão. De fato, Isaac encorajou aqueles ao seu redor a comprar terras com ele por causa de sua “generosidade”.
Os funcionários da guilda decidiram comprar terras ao redor da ponte, formalizando essa aquisição conjunta para o desenvolvimento do futuro negócio; Eles planejavam obter lucros dessas terras em um futuro próximo, mesmo que o projeto falhasse.
Os elfos acharam interessante e usaram seu próprio dinheiro para comprar terras. Os Ursos do Norte, por outro lado, acreditavam firmemente que tudo que Isaac propusesse era confiável e contataram sua própria Reserva, comprando tanta terra quanto a tribo pudesse pagar. E continuaram convidando para seu trabalho todos os companheiros de tribo que ainda estavam desempregados.
Como resultado, a propriedade no distrito de Ceta foi distribuída da seguinte forma: Isaac 70%, os Ursos 20%, Elfos 9% e os funcionários das setes guildas 1%.
A maioria dos proprietários originais eram cidadãos da Cidade Portuária. E bastou persuadi-los com uma pequena chantagem fiscal, acrescentando uma oferta duas vezes maior que o preço de mercado da terra para que eles entregassem a terra sem questionamentos.
Sentindo-se dono de uma parcela decente de áreas, Isaac sentou-se no telhado de sua residência na prefeitura. Ele tomou um gole de vinho e de vez em quando levava um cigarro aceso à boca. Havia barulho de construção ao redor.
Em algum momento, Cordnell apareceu no telhado. Ele correu até Isaac com um rosto pálido e perturbado.
“Temos problemas!.”
“O que aconteceu?”
“Nós não temos dinheiro.”
“Por que?”
“Por que mais! Você usou a maior parte dos fundos para comprar essas terras idiotas no distrito Ceta! Em breve estaremos falidos! Daqui a um mês, não poderemos mais pagar os salários de nossos trabalhadores!”
Cordnell estava em um ataque, espumando pela boca, listando tudo em que Isaac gastou. Observando-o, Isaac falou com rosto irritado.
“Estamos realmente sem dinheiro?”
“Sim! Como podemos continuar gastando tanto quando não temos renda!?”
“Por que não temos renda? E o hotel que está sendo construído pela Rivolden?”
Isaac convenceu Goldman, o Mestre da Guilda Rivolden, ele convenceu seu novo sócio a entrar no ramo hoteleiro, dizendo que a legalização da prostituição é, claro, boa, mas não há lugares suficientes na cidade onde as pessoas possam dormir tranquilamente. Goldman usou seu poder como Mestre de Guilda para construir dois hotéis para as pessoas comuns(Plebeus) e um grande para a nobreza, passando o projeto como um investimento em na Nova Cidade Portuária.
“Você vendeu terras para ele pelo mesmo preço que nós compramos, então não ganhamos dinheiro com isso! Nunca fomos encarregados de gerenciar custos de construção de hotéis!!”
Cordnell continuou sem fôlego, Isaac bastante irritado com seu comportamento, acendeu outro cigarro.
“Acho que não há escolha. Queria usar isso como minha solução final se meu projeto falhasse, mas vou ter que usar agora, já que ficamos sem dinheiro.
“Usar o que?!” Cordnell, ainda mais enfurecido que Isaac estava agindo tão calmo e até mesmo indiferente.
“Aumentar as taxas.”
“Hmm?”
Cordnell olhou para Isaac com os os olhos arregalados enquanto Isaac serviu um vinho em um segundo copo e entregou a ele.
“Eu sou um lorde. Tenho o direito de tributar quaisquer mercadorias que entrem na cidade e definir a taxa mais alta de imposto dentro de minha autoridade, sobre todas as mercadorias armazenadas em nossos portos e armazéns.”
Cordnell quase sem pensar engoliu todo o vinho na taça olhando fixamente para lugar nenhum. A tributação estava, é claro, dentro do poder de lorde, mas como regra, os lordes fixavam a taxa de imposto mais baixa para atrair o maior número possível de mercantes e estabilizassem os preços das mercadorias na cidade.
Na Cidade Portuária, por exemplo, as coisas eram feitas assim. Devido à sua localização geográfica, a cidade tornou-se naturalmente um local de concentração de mercadorias, mas o que realmente o sustentava era sua taxa praticamente inexistente.
A maior parte das docas e armazéns por onde as mercadorias passavam concentravam-se na Nova Cidade Portuária, de modo que os mercantes tinham que aderir à alíquota da Nova Cidade Portuária.
(NT: A alíquota é um percentual usado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica. Entretanto, esse valor nem sempre é fixo, ou seja, não existe uma alíquota única para todos.)
Até recentemente, enquanto era propriedade da Cidade Portuária, os mercantes pagavam baixo valor pelo uso dos armazéns. Mas se Isaac aumentar as taxas de imposto ao máximo, os mercadores terão uma escolha – pagar ou levar seus navios para algum outro porto. Ambas as opções certamente estarão repletas de perdas financeiras, por isso não será surpreendente se essa mudança provocar um tumulto.
“Você realmente acha que os mercantes vão ficar parados com impostos tão elevados?”
E se os mercantes se revoltarem, haverá perdas significativas. Tudo, de alimentos a materiais de construção, deixará de aparecer na Nova Cidade Portuária, fazendo com que os preços subam rapidamente.
“Isso seria ainda melhor. Estava apenas ajudando a cidade portuária, eles que sofrerão com esse resultado mais do que qualquer outra pessoa.”
“Mas as Sete Grandes Guildas também usam este lugar para suas rotas comerciais!”
“Hmmmm, você realmente acha que eu vou taxar suas guildas na mesma taxa? Vou criar uma taxa especial para vocês.”
Cordnell massageou a testa. As palavras de Isaac só lhe causaram estresse.
“Você não acha que a Cidade Portuária não faria nada né? Sabendo que você poderia facilmente levá-los à falência simplesmente aumentando as taxas?”
“Hmm? Você tem um ponto.”
“Existe uma lei sobre o comércio justo. Conceder privilégios especiais a certas guildas mercantes é ilegal. Tais privilégios são investigados e corrigidos.”
“Então, existem leis desse tipo existem… Então vocês tem que pagar o mesmo que todo mundo.”
“As Sete Grandes Guildas não apoiarão esta decisão!”
“Ah! Droga, como você é irritante! Você é realmente tão estúpido? Você acha que a obrigação de devolver os investimentos existe apenas a vista?”
“….”
Cordnell, que tentou responder ao tom irritado de Isaac, de repente congelou com a boca aberta. Uma luz de compreensão repentina brilhou em sua cabeça, as Sete Grandes Guildas poderiam ter o imposto devolvido sob o pretexto de pagamento de empréstimos, enquanto o resto das guildas mercantes seriam obrigadas a pagar o imposto, o que criará uma diferença quase astronômica nos lucros.
Mas o problema é que os mercantis, sempre tão sensíveis a cada centavo gasto, jamais esquecerão o ocorrido. Mesmo que as Sete Grandes Guildas fossem consideradas as mais poderosas de todo o Império, elas ainda cairiam se o resto das Guildas unissem forças contra eles. Não, mesmo que não levem a queda das Sete Grandes Guildas, todos os esforços feitos serão desperdiçados – as outras guildas podem começar a apoiar a Cidade Portuária.
“Entrarei em contato com a sede e solicitarei mais empréstimos.”
“Não. Eu não preciso.”
“Hmm?”
“Recebi um empréstimo de um milhão de Giga porque não tinha dinheiro. E eu já tenho que pagar juros sobre esse empréstimo. Se houver ainda mais empréstimos, isso reduzirá significativamente meu lucro.”
A boca de Cordnell engoliu em seco como um peixe fora d’água. Incapaz de pronunciar uma palavra.
“Basta aumentar as taxas. Garantirei que todo o investimento feito em mim sejam pago integralmente.”
“Mas isso pode levar à queda das Sete Grandes Guildas!”
“Não é da minha conta.”
Cordnell sentiu como se o céu tivesse caído sobre ele; Isaac, com o aumento das taxas, parecia um valentão, tirando dinheiro de sua vítima para comer.
O relatório urgente de Cordnell reuniu todos os mestres de guilda das Sete Grandes Guildas; Mentalmente, eles insultaram Isaac com todos os palavrões possíveis, mas em voz alta eles concordaram em fazer investimentos adicionais. De acordo com seus cálculos, essa saída permitiria que eles perdessem muito menos caso as taxas fossem aumentadas.
Eles recorreram à chantagem, tentando manipular Isaac, recusando-se a investir fundos adicionais em seu negócio. Mas mesmo antes de terem a chance de realmente usar esse poder, Isaac começou a recusar qualquer investimento, insistindo em aumentar das taxas.
E agora, encontrando-se em uma posição tão delicada, as Sete Grandes Guildas foram forçadas a abandonar a chantagem, eles começaram a apaziguar Isaac com investimentos adicionais. Foi somente depois que eles prometeram não cobrar juros que Isaac gentilmente concordou em aceitar o dinheiro. As Sete Grandes Guildas também decidiram que não poderiam ser as únicas a perder, então começaram a trazer todas as guildas mercantes que usavam os canais para contribuir com o fundo de investimento.
Até mesmo a Cidade Portuária contribuiu com o fundo de investimento tentando evitar uma revolta mercantil e evitar aumento da taxa, apesar da atitude teimosa de Isaac. Este incidente, como resultado, criou para ele a fama de maior golpista do Império, capaz de obter dinheiro não apenas de seus aliados mas até de inimigos que literalmente o forçaram a tirar esse dinheiro deles.